COLÓQUIO INTERNACIONAL
COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE LITERATURA E CINEMA CONTA COM PARTICIPAÇÃO DO CIAC
Nos próximos dia 26 e 27 de outubro de 2023, investigadores do CIAC marcam presença no Colóquio Internacional Literatura e Cinema: Idas e Voltas. O evento é promovido pela Universidade de Aveiro e terá lugar no Átrio do Edifício da Reitoria, Sala de Atos Académicos e Sala de Traduções.
Além do investigador António Costa Valente participam, entre outros, o colaborador do CIAC Carlos Coelho Costa, os realizadores João Botelho e Eduardo Brito, e ainda personalidades do mundo académico, como Jean Cléder, da Universidade de Rennes 2, Florence Pelligrini, da Universidade Bordeaux-Montaigne.
Segundo a organização, “o estudo das relações entre o cinema e a literatura centrou-se, durante muito tempo, na questão da adaptação da literatura para o cinema, prática relativamente constante na história das artes e sobre a qual se edificaram os Estudos da Adaptação (Adaptation Studies). Os estudos comparativos ultrapassaram há décadas a aporia das noções de fidelidade/traição (Bazin, 1959) à obra original, nomeadamente sob a influência dos diálogos frutíferos entre os Estudos Literários e os Estudos Culturais – mais particularmente os Estudos Visuais e Intermediáticos.”
O colóquio tem como objetivo “prolongar a reflexão, sobre estas e/ou outras questões, levada a cabo nos últimos anos para melhor apreender a evolução das relações entre cinema e literatura, num espaço cada vez mais complexo, onde coexistem e competem cada vez mais meios de comunicação inter e transmédiáticas, suportes para dispositivos artísticos e sistemas de difusão.”
No primeiro dia do evento, pelas 18h30, António Costa Valente modera a conferência plenária de João Botelho, “Como adaptar grandes livros para cinema”. Já no dia 27, o investigador e produtor de cinema ministra uma oficina sobre “Literatura e cinema na curta-metragem portuguesa”.
Carlos Coelho Costa participa no Painel 10, dia 27, com uma abordagem ao tema “Ensino e prática da adaptação: o percurso criativo da curta-metragem Na hora errada“, com Célia Vieira e Ana Isabel Braga, da Universidade da Maia (Portugal)
Consulte o programa completo (aqui).