CONFERÊNCIA
CIAC PROMOVE CONFERÊNCIA COM O INVESTIGADOR IRFAN HOŠIĆ
No próximo dia 26 de maio de 2022, pelas 9h00, o CIAC promove a conferência Contemporary Art and the Media after 9/11, com o investigador Irfan Hošić. A sessão decorre na sala 3.9 do Complexo Pedagógico do Campus da Gambelas e a entrada é livre.
O colapso das Torres Gémeas em 2001 e a sua transmissão em direto contribuiu para um novo paradigma de guerra através dos meios de comunicação social. O intervalo de tempo entre o primeiro e o segundo ataque ao WTC foi o momento para os operadores de câmara e fotógrafos instalarem o seu equipamento, o que permitiu que os espectadores vissem em direto o segundo avião a colidir nas torres. Em pouco tempo, as imagens perturbadoras viajaram pelo mundo e o seu carácter documental tornou-se simbólico. A hipertrofia do significado que daí resultou levou a uma produção de imagem codificada, com conteúdo explícito de violência e trauma. O cenário mediático recentemente criado gerou novas mentalidades de visualização e uma nova literacia visual. A arte produzida a partir do 11 de Setembro de 2001 tem sido um indicador de uma nova ordem social, que confere às imagens a força brutal da realidade.
Irfan Hošić concluiu a sua tese de doutoramento no Departamento de História da Arte, na Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais, da Universidade de Zagreb, em 2011. O âmbito da sua investigação relaciona-se com as artes modernas e contemporâneas, o design, a moda e a arquitetura. Foi investigador de pós-doutoramento na Universidade de Ghent em 2013 e 2014, professor convidado na Penny W. Stamps School for Art and Design University of Michigan em 2013, investigador na Screening Arts and Cultures University of Michigan em 2015 e na Paderborn University em 2017. Em 2019/2020, foi bolseiro visitante Fulbright na College for Creative Studies e na Wayne State University, em Detroit. É detentor do Prémio Culture Watch para jornalistas (BIRN, 2012) e do Prémio Patterns Lectures (Erste Stiftung e WUS Áustria, 2016). Hošić publicou dezenas de textos científicos e jornalísticos em revistas internacionais. É o autor do livro Iz/Van konteksta (“Out of Context, Connectum Sarajevo, 2013). É também editor-chefe da fanzine nómada Revizor. Foi curador do Pavilhão da Bósnia e Herzegovina na 55ª Bienal de Veneza, em 2013. É também autor de várias exposições, tais como What is Abstraction? (2007), Art and Terrorism (2009), Alem Korkut. Sculpture (2011), Clothing as a Symbol of Identity (2012), Spomenko Škrbić. Works (2013), entre outras. Hošić é também o editor de numerosas publicações teóricas e científicas, tais como Attention! Clothing, Art, Identity (2014), Crisis, Arts, Action (2015) ou Retrography of Design (2017). É fundador da Fundação Revizor (2016) e fundador e diretor artístico do Centro de Cultura Contemporânea KRAK (Bihać, 2019). É Professor Associado no Departamento Têxtil da Universidade de Bihać, onde ensina História da Arte e Arte Moderna e Design. Trabalha como crítico de arte e curador independente.
Promovida pelo CIAC e pela FCT, a conferência Contemporary Art and the Media after 9/11 é organizada pela Licenciatura de Artes Visuais, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve.