CONFERÊNCIA

CONFERÊNCIA

INVESTIGADORAS DO CIAC PARTICIPAM EM ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DE CINEMA E AUDIOVISUAL 

No dia 8 de novembro de 2023, a coordenadora do CIAC Mirian Tavares (UAlg), e as investigadoras Rita Cassitas (CIAC/UTP) e Denize Correa Araujo (CIAC/UTP) participam no XXVI Encontro SOCINE – Volverse Otras: políticas, imagens, sons e fronteiras, onde compõem a mesa “Criação, Produção e Espectatorialidade com Novas Tecnologias”. O evento terá lugar na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), sediada em Foz do Iguaçu (Brasil), entre 7 e 10 de novembro.

Mirian Tavares apresenta “Recuperar os sentidos – a Estética e as imagens na contemporaneidade” onde reflete sobre como lidamos com as imagens estando imersos num universo digital com tantas teorias e inovações tecnológicas.

Rita Cassitas, na sua comunicação “Tecnologia e arte: viajar sem sair do estúdio”, apresenta o roteiro, em produção, “Não beba se quiser partir”, onde pretende demonstrar os conceitos de literacia fílmica e “espectador repertorial”.

“O espectador-repertorial e seus diálogos intertextuais/tecnológicos”, apresentado por Denize Correa Araujo, reflete sobre como o filme “Jogador Número 1” (Ready Player One, Spielberg, 2017) requer um espectador distinto do comum, o que a mesma chama de “espectador-repertorial”, que é capaz de dialogar com intertextos que são parte fundamental para compreensão do contexto criado.

Já na Sessão Temática “Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas” representa o CIAC a colaboradora Jusciele Oliveira (UAlg). Com a comunicação “Crioulização da língua portuguesa em filmes contemporâneos dos PALOPs” a investigadora propõe pensar a questão da língua no cinema e a crioulização da língua portuguesa em filmes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs).

A SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual tem como objetivo promover a realização e o intercâmbio de investigações e estudos de cinema nas suas mais diferentes manifestações, incentivando assim a reflexão e a troca de ideias sobre cinema e audiovisual no Brasil.

Entre outras atividades de investigação, a SOCINE organiza um encontro anual com o intuito de proporcionar oportunidades para a interação entre os profissionais, produtores, críticos, pesquisadores, professores e estudantes do campo do audiovisual das diferentes regiões do país. Este ano, o encontro pretende colocar no centro das discussões sobre o cinema e o audiovisual o debate sobre as imagens do povo originadas pelo cinema.

Mais informações e o programa completo do evento (aqui).