CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: LSP 2022

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: LSP 2022

CIAC COORGANIZA A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL LSP 2022

Nos dias 12 e 13 de setembro de 2022, o NOVA CLUNL (Universidade Nova de Lisboa), o CIAC (Universidade do Algarve), o CLLC (Universidade de Aveiro) e o CEOS.PP (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto) promovem a 23rd International Conference on Languages for Specific Purposes (LSP 2022). Sob a temática “Shaping knowledge through language: LSP in theory and practice”, o evento pretende dar a conhecer as mais recentes perspetivas teóricas e metodológicas relacionadas com a LSP, na organização do conhecimento na era digital. A chamada de trabalhos decorre até ao dia 12 de junho de 2022.

Num mundo multilingue, multicultural e digital, a LSP desempenha um papel crucial como veículo de informação especializado numa vasta gama de contextos de comunicação. Esta conferência procura reunir não só especialistas da língua, mas também especialistas de múltiplas áreas e atividades, cujos métodos de organização do conhecimento e os respetivos discursos em contexto especializado introduzem novas pesquisas e/ou aplicações que permeiam os principais desafios do século XXI.

São aceites comunicações que abordem os seguintes tópicos: o uso da língua num domínio específico (em áreas como a ciência, tecnologia, economia, direito, medicina, etc.); a tradução e interpretação especializada; a comunicação profissional; questões teóricas e metodológicas da LSP; a LSP no ensino e na formação; a terminologia na teoria e na prática; corpus-estudos para prática e pesquisa em LSP; multilinguismo, políticas linguísticas e questões socioculturais dos LSPs; comunicação de ciência; a língua para fins específicos, em idiomas específicos, países ou regiões do mundo; humanidades digitais; organização do conhecimento; e linguagem simples em diferentes campos.

A LSP 2022 tem lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, e conta com os keynote speakers Maria Teresa Zanola (Università Cattolica del Sacro Cuore de Milan, Itália), Pamela Faber (Universidade de Granada, Espanha) e Jan Engberg (Universidade de Aarhus, Dinamarca).