NOVA PUBLICAÇÃO
PUBLICADO NOVO VOLUME DA COLEÇÃO PROMONTORIA MONOGRÁFICA DA HISTÓRIA DA ARTE COM O APOIO DO CIAC
A trigésima edição da coleção Promontoria Monográfica da História da Arte, intitulada Retábulos nas dioceses de Coimbra e de Aveiro, já se encontra disponível em acesso aberto (aqui). Dedicada ao estudo e divulgação do património retabular no Mundo Português, a publicação conta com a coordenação do investigador do CIAC Francisco Lameira.
Retábulos nas dioceses de Coimbra e de Aveiro procura realçar o vasto e valioso património retabular remanescente nestas duas dioceses, destacando-se, entre muitos exemplos, os que se encontram em Coimbra (nas sés velha e nova; e nas igrejas de Santa Cruz, do Carmo e de Santa Clara) e em Aveiro (na sé e na igreja de Jesus). Algumas destas obras foram concebidas e entalhadas por alguns dos mais exímios artistas nacionais e estrangeiros, nomeadamente Nicolau de Chaterenne, João de Ruão, Gaspar Coelho, Claude de Laprade, António Gomes e Gaspar Ferreira.
A publicação deste volume é assumida pelo Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve, e conta com o apoio do CIAC. Preparado por Francisco Lameira (CIAC/Universidade do Algarve), Sandra Costa Saldanha (Universidade de Coimbra/Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja) e Martina del Rio João (investigadora), Retábulos nas dioceses de Coimbra e de Aveiro pretende promover a salvaguarda e preservação do acervo destas duas dioceses.