CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
JEAN PAUL BUCCHIERI PARTICIPA EM CONFERÊNCIA NA EMBAIXADA BRASILEIRA DE VIENA
No passado dia 1 de outubro 2022, pelas 17h00, o investigador do CIAC Jean Paul Bucchieri apresentou a comunicação “2056, como construir o mito de Don Giovanni“, parte da “Sessão VIII: Ópera contemporânea”, na conferência internacional 200 anos de Don Giovanni no Brasil. O evento aconteceu na Residência da Embaixada Brasileira de Viena.
A conferência internacional celebra a primeira apresentação da ópera Don Giovanni no Brasil, em 20 de setembro de 1821. A ópera, composta pelo austríaco Wolfgang Amadeus Mozart e com libreto do autor italiano Lorenzo Da Ponte, foi apresentada pela primeira vez no Brasil pela Companhia Italiana no Teatro Real de São João, no Rio de Janeiro (na época, a capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves). Naquela noite, a ópera foi assistida e ouvida pela primeira vez fora da Europa (cinco anos antes da famosa performance em Nova Iorque, em 25 de maio de 1826, pela companhia Garcia Opera Troupe, com participação de Lorenzo Da Ponte, poeta da ópera).
No dia 20 de setembro de 2021, o bicentenário da performance no Rio foi celebrado pela fundação Don Juan Archiv Wien, com os parceiros Centro Cultural Brasil-Áustria (Viena), Divino Sospiro Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (Queluz/Lisboa), Universität Mozarteum (Salzburg), Musica Brasilis (Rio de Janeiro), com um concerto transmitido em direto que inclui as contribuições de músicos brasileiros, portugueses e austríacos.