ELEIÇÃO

ELEIÇÃO

MARÍA BOTANA VILAR NA DIREÇÃO DA ASOCIACIÓN INTERNACIONAL DE ESTUDOS GALEGOS 
A investigadora do CIAC María Botana Vilar foi eleita pela assembleia da Asociación Internacional de Estudos Galegos (AIEG) para integrar a nova direção da associação, ao lado do Prof. Carlos Pazos-Justo, da Universidade do Minho.

O plano de atuação apresentado pela nova direção tem o lema “Visibilizar, articular, fortalecer, Portugal/Lusofonia”, cujo horizonte passa por promover o trabalho em rede no âmbito dos estudos galegos a nível internacional e o diálogo com o mundo da lusofonia.

A Asociación Internacional de Estudos Galegos foi fundada na década de 80 e celebrou o seu primeiro congresso em 1985 na University of Maine (EUA), sendo a sua primeira Presidenta a Profª. Kathleen March. Desde então, tem organizado congressos a cada três anos com o intuito de promover e ampliar o conhecimento sobre a cultura galega no mundo. A associação conta atualmente conta com cerca de duas centenas de associados de diferentes universidades europeias e americanas.
Em setembro de 2022, participaram do XIII Congreso da Asociación Internacional de Estudos Galegos, em Varsóvia, a coordenadora do CIAC Mirian Tavares e as investigadoras do CIAC María Botana Vilar e Olivia Novoa Fernández. O próximo congresso da AIEG terá lugar na Universidade do Minho (Braga, Portugal), em 2024.