EVENTO

EVENTO

SÍLVIA VIEGAS APRESENTA PESQUISA SOBRE REFUGIADOS NA UNIVERSIDAD LOYOLA (SEVILHA)

Nos dias 20 e 21 de outubro de 2022, a investigadora do CIAC Sílvia Leiria Viegas apresenta a sua investigação “Pesquisa de Refugiados para (Pós)Covid-19. Medidas Nacionais e Ações Locais no Algarve” nas Jornadas “La persistencia de la desigualdad urbana: territorio, estigma, participación. Contribuciones desde la teoría, metodología y experiencias en los territorios”. O evento é organizado pelo Instituto de Investigación en Políticas para la Transformación Social e acontece na Universidad Loyola, em Sevilha (Espanha).

Na tarde de 20 de outubro, Sílvia Leiria Viegas apresenta a sua linha de pesquisa, os seus últimos trabalhos e as redes de investigação-ação que integra. Para além disso, participa num diálogo sobre diagnósticos, referenciais teóricos, categorias conceptuais, casos de estudo e experiências transformadoras: o caso do Fórum Refúgio Portugal. No dia 21 pela manhã, a investigadora aborda “Experiências de outreach, seus impactos e desafios”

A “Pesquisa de Refugiados para (Pós)Covid-19. Medidas Nacionais e Ações Locais no Algarve” trata do acesso à habitação e a condições de vida adequadas para refugiados e outros migrantes vulneráveis em Portugal, principalmente no Algarve, no período (pós-)COVID-19. Visa reconhecer tensões rural-urbanas e os paradigmas de habitação em cidades de pequena/média dimensão e zonas rurais, assim como as causas estratégicas, políticas e específicas que estão na origem da privação e pobreza. Também procura identificar capacidades locais inovadoras capazes de criar oportunidades e resolver problemas de acordo com características socio-espaciais existentes, estratégias municipais, estilos de vida, entre outras especificidades, e os atores-chave que as promovem.

A investigação conta com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e apoio do CIAC.