CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: ARTECH 2023

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: ARTECH 2023

DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICAL EM DESTAQUE NA ARTECH 2023

A ARTECH 2023 -11th International Conference on Digital and Interactive Arts irá contar com a presença de Heitor Alvelos, Juan Martín Prada e Edgar Pêra como oradores convidados e há um tópico transversal nas suas conferências: a inteligência artificial. Conheça os destaques do programa do evento que irá decorrer nos dias 28, 29 e 30 de novembro, na Universidade do Algarve.

Nesta edição, a ARTECH realiza-se sob o mote “Digital Creation Processes” e destacamos da programação o painel de abertura que conta com uma parceria da UNESCO, as conferências dos oradores convidados e a exposição de média-arte digital que estará patente no edifício da UALG TEC CAMPUS.

A UNESCO uniu-se à ARTECH e preparou a conferência de abertura “International Projects in Digital Media Art from the Perspective of UNESCO Mil Cities”. O termo “Cidades Mil” foi lançado pela UNESCO em 2018, para englobar todas as inovações que uma cidade pode receber e facilitar a vida do cidadão, tornando-a mais sustentável e feliz. Felipe Chibás, especialista Latam do Núcleo de Cidades Inteligentes e CAPMIL da UNESCO, autor do livro “Das cidades inteligentes às cidades mil”, explica que o conceito não exclui os que o antecederam, como das cidades sustentáveis ou inteligentes, mas que agrega todos.

Sobre as conferências principais, Heitor Alvelos apresenta “On Blur, Interpolation and Hallucination: speaking at a time when all seems to have been said”, que defende que os tempos atuais têm sido marcados pela ambição de um protocolo técnico extremo, tanto quanto por uma reconsideração radical da semântica. Argumenta que na origem desta dinâmica está uma fobia à ambivalência, que promove uma espécie de aguçamento perverso, neurótico e automatizado da perceção, da cognição e da expressão.

Através de uma série de exemplos, Heitor Alvelos argumentará que os conceitos de “borrão”, “interpolação” e “alucinação” desempenham um papel fundamental na descompactação de um zeitgeist cultural que muitas vezes parece demasiado complexo e volátil para permitir uma decifração coerente. Acrescente-se o hermetismo atual da Inteligência Artificial e uma euforia de eficiência e hilaridade altera-se aleatoriamente com presságios especulativos de um “new plus ultra apocalítico”.

Juan Martín Prada preparou a conferência “Artistic practices, Algorithms and Artificial Intelligence”. De acordo com o convidado, esta conferência centrar-se-á na relação entre as práticas artísticas e a racionalidade algorítmica, enfatizando a forma como as práticas artísticas adotam uma abordagem crítica às tecnologias de inteligência artificial (IA), tornando os poderes do olhar automatizado e as suas formas de reconhecimento temas a trabalhar especificamente.

A análise do modo como algumas das novas práticas artísticas giram em torno daquilo a que poderíamos chamar uma ética dos sistemas de visão da IA será, pois, fundamental. Também não ficará de lado nesta palestra a problemática do conceito de criatividade que a utilização de novos sistemas de criação visual baseados em IA está a trazer consigo, com especial ênfase no conceito de “maneirismo computacional”.

“Cine-Konference – from VHS to AI” é o título da conferência de Edgar Pêra, que propõe debruçar-se sobre a evolução dos formatos, no mundo das imagens em movimento, das cassetes VHS à Inteligência, dita Artificial.

Destacamos ainda a exposição de média-arte digital, com curadoria de Pedro Alves da Veiga, que representa uma exploração multifacetada e transdisciplinar exploração das possibilidades artísticas proporcionadas pelos processos criativos digitais.

A exposição situa-se num contexto académico, com o objetivo de enriquecer a compreensão e apreciação da convergência entre arte, ciência e tecnologia. Como tal, uma caraterística intrínseca desta exposição é a sobreposição colaborativa das disciplinas artísticas e científico-tecnológicas, explorando significativas sinergias nos processos de criação digital, em todas as suas formas e fases.

Pedro Alves da Veiga refere que, “o objetivo é transcender as fronteiras convencionais da arte, proporcionando uma perspetiva experimental, abrangente e enriquecedora através de uma variedade de meios digitais e abordagens tecnológicas, incluindo artefactos de realidade virtual e aumentada, sistemas interativos, videoarte performance, arte generativa, entre outros”.

Cada obra desafia o público não só a explorar a intersecção da ciência e da tecnologia com a arte, mas também a considerar as implicações filosóficas inerentes à utilização de um número cada vez maior de ferramentas digitais. “Esta exposição é mais do que uma mera montra de inovações tecnológicas, é um convite à reflexão sobre as possibilidades oferecidas pela era digital”, frisa.

A ARTECH é um dos maiores e mais prestigiados eventos na área das artes digitais e das relações entre artes e tecnologia, que reúne artistas e investigadores de todo o mundo, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento em torno da cultura digital.

Em 2023, o CIAC uniu-se à Artech International Association e será o anfitrião do evento que terá lugar na Universidade do Algarve, nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2023, sob a temática “Digital Creation Processes”.

Consulte o programa completo (aqui).