EXPOSIÇÃO GALERIA TREM
GALERIA TREM ACOLHE A EXPOSIÇÃO “HOUSE/HOME” DE LUÍS MARQUES E RÚBEN GONÇALVES
No próximo dia 23 de novembro 2023, pelas 18h00, é inaugurada a exposição House/Home, na Galeria Municipal Trem – Manuel Baptista, em Faro. Patente até 7 de fevereiro de 2024, a exposição reúne trabalhos de Luís Marques e Rúben Gonçalves.
Home/House apresenta um grupo de pinturas e esculturas-instalação site-specific. Os artistas convidam o público a refletir sobre a ideia de “casa” – desde uma perspetiva ancestral até às questões que o tema apresenta na contemporaneidade que incluem os problemas sociais de habitação. Os artistas, que já trabalharam juntos e fizeram também diversas curadorias, selecionaram as obras que mais representam o percurso de ambos e que acentuam as recorrências presentes nos trabalhos que vêm desenvolvendo ao longo do tempo.
Luís Marques é um artista plástico natural de Faro, licenciado em Artes Visuais pela Universidade do Algarve. No seu trabalho artístico explora como o ser humano projeta na Natureza as suas próprias questões enquanto espécie. A ideia de fronteira e da ligação com o território são temas que costuma abordar. Nesta ligação indivíduo-território faz uso da memória apropriando-se de símbolos do presente e do passado do quotidiano.
Das exposições que realizou enquanto artista destacam-se “Mudaram as Estações, Nada Mudou” na Casa do Meio-Dia (2021), a participação no Prémio Arte Jovem Carpe Diem e Fundação Millenium bcp (2022) e a XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (2022). A par da sua pesquisa visual tem também desenvolvido projetos de produção e curadoria de exposições coletivas com jovens artistas. Expõe deste 2018 e atualmente é artista residente na Fábrica Moderna em Lisboa.
Rúben Gonçalves, enquanto artista, diz retirar inspiração das suas investigações e do que o rodeia. Na sua linha de trabalho, tem vindo a dar prioridade a um processo criativo orgânico à estética ou ao conceito, contudo em investigações mais recentes, nomeadamente nas exposições “A Linha de Água e o Desenho do Mar” e “Um Lugar Depois O Outro” tem-se focado em questões conceptuais.
Substancialmente, o seu corpo de trabalho é desenvolvido nas áreas do desenho e da pintura, contando também com ocasionais esculturas ou instalações. Na sua produção, aborda temáticas diversas desde a psicanálise a breves reflexões existenciais, suscitando-lhe um particular interesse a ideia de morte e finalidade. Os seus desenhos e pinturas de dimensões mais longas, por si batizados de “performativos” apresentam uma gestualidade representativa dos seus “rituais dançantes”.
O trabalho escultórico e de instalação de Rúben Gonçalves tem vindo a focar-se cada vez mais em questões que se tornaram de maior relevância na sua vida no ano de 2021, quando iniciou um trabalho num projeto de reinserção social de pessoas em situação sem abrigo, gerando assim um foco maior em temáticas da área social como a ideia de casa, de abrigo e, sendo algarvio e estando a par da realidade económica desta região, o impacto do turismo e da sazonalidade nas populações mais desfavorecidas.
Esta exposição, de entrada gratuita, surge no âmbito da programação do curso de Artes Visuais, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve para a Galeria Municipal Trem – Manuel Baptista, com o apoio do CIAC, da FCT e da Câmara Municipal de Faro/Museu Municipal de Faro.
Galeria Municipal Trem – Manuel Baptista (antiga Galeria Trem)
Rua do TREM, n.º 5, 8000-304 Faro
Horário:
3ª a 6ªfeira, das 11h30 às 18h00
Sábado, das 10h30 às 17h00
Encerra ao domingo e à 2ªfeira