CHAMADA DE TRABALHOS

CHAMADA DE TRABALHOS

CHAMADA DE TRABALHOS PARA NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA ROTURA A DECORRER ATÉ 1 DE DEZEMBRO

Está oficialmente aberto o período de submissão de artigos para o número especial da Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, do CIAC. Sob a temática “Novas narrativas e Literacia Mediática: Estratégias e Experiências para a Cibercidadania”, trata-se de um dossier que surge no âmbito do VI Congreso Internacional Alfamed: Redes sociales y ciudadanía: Ciberculturas para el aprendizaje, a realizar-se entre os dias 26 e 28 de outubro de 2022, em Arequipa (Perú). A chamada de trabalhos decorre até ao dia 1 de dezembro de 2022.

A proliferação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), juntamente com a convergência dos meios de comunicação, criou um novo espaço em que os prosumers desempenham um papel importante. A criação, a transmissão e o consumo vertiginoso e incessante de conteúdos através das redes sociais e plataformas digitais torna necessária a análise de estratégias e experiências neste campo de estudo.

Vivemos numa sociedade em constante mudança provocada pelo ciberespaço e pelas interações que aí ocorrem. Neste contexto, é necessário fornecer aos utilizadores digitais conhecimentos e ferramentas para formar uma sociedade crítica e democrática, numa realidade marcada pela evolução tecnológica e pela virtualidade. Em termos de hábitos e consumo, a sociedade está a tornar-se cada vez mais exigente e, como resultado, estão também a surgir novas formas de interação social. Do mesmo modo, surgem novas narrativas em que as ferramentas multimédia e a interatividade são os garantes do conteúdo. Sem dúvida, a cibercidadania de hoje levanta a necessidade de capacitação nestes contextos comunicativos. No entanto, a nível educativo, ainda é necessário reforçar as competências orientadas para a utilização e apropriação de ferramentas tecnológicas, a fim de as utilizar da melhor forma possível. Por outro lado, é importante abrir espaços de diálogo em torno de práticas relacionadas com a literacia mediática, ética e narrativas, que concorrem no mundo da virtualidade através de notícias e conteúdos.

São aceites artigos em português, inglês, espanhol e francês, que sigam as seguintes linhas de investigação: ciberespaço – novas formas de interação social; novas narrativas, interatividade e meios digitais; literacia mediática – estratégias, experiências, redes sociais e cibercidadania; criadores de conteúdos no século XXI; hábitos, consumo e competências da sociedade digital; utilização das redes sociais como garantes de uma sociedade democrática; discurso, ética e valores transmitidos nas redes sociais.

Editoras convidadas: Jensy Campos Cespedes (Universidad Estatal a Distancia, Costa Rica) e Patricia de-Casasas-Moreno (Universidad de Extremadura, Espanha).