NOVA PUBLICAÇÃO

NOVA PUBLICAÇÃO

LIVRO DO PROJETO CREATOUR CONTA COM ARTIGO DE MIRIAN TAVARES

O artigo “Experiências criativas revelam segredos de um turismo no Algarve diferente”, de Mirian Tavares (coordenadora do CIAC) em coautoria com Sónia Moreira Cabeça, Alexandra Rodrigues Gonçalves e João Filipe Marques, foi recentemente publicado no livro Creatour: catalisando o turismo criativo em cidades de pequena dimensão e em áreas rurais. Trata-se de uma edição da Imprensa da Universidade de Coimbra, cuja coordenação está a cargo de Nancy Duxbury e Sílvia Silva.

Creatour: catalisando o turismo criativo em cidades de pequena dimensão e em áreas rurais documenta a fase de investigação e desenvolvimento do CREATOUR, um projeto de investigação-ação multidisciplinar que tem vindo a incentivar práticas experimentais e ensaios-piloto para a compreensão das questões relacionadas com o turismo criativo e do seu potencial em Portugal. Este livro apresenta cerca de 40 projetos-piloto.

Em “Experiências criativas revelam segredos de um turismo no Algarve diferente”, analisa-se o desempenho turístico do Algarve; reflete-se sobre os desequilíbrios económicos, sociais, demográficos e turísticos da região; e faz-se o balanço das experiências e dos projetos-piloto CREATOUR implementados no Algarve. Estes projetos assumiram-se como uma rede alternativa ao turismo de “sol e mar”, ao valorizarem, preservarem e recuperarem o património, a história, a cultura, as artes e os ofícios tradicionais algarvios.

Financiado pela FCT e cofinanciado pelo FEDER, CREATOUR envolveu cinco centros de investigação e 30 investigadores: Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra; Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), da Universidade do Minho; Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS), da Universidade de Évora; Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO), da Universidade do Algarve; e Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA’CET), do ISCTE-IUL.