EVENTO
4.º ENCONTRO “O PROCESSO CRIATIVO” REALIZA-SE DIA 23 DE OUTUBRO NA BIBLIOTECA DE GAMBELAS
A Universidade do Algarve recebe, no próximo dia 23 de outubro, o 4.º Encontro “O Processo Criativo”, que propõe a visualização de um filme de Cláudia Oliveira, seguido de conversa a realizadora, assim como uma mesa redonda sobre processos de criação.
O programa da iniciativa começa às 14h00, na Sala de Seminários da Biblioteca Central de Gambelas, com exibição do filme de Cláudia Oliveira, No Canto Rosa (2022, 80′), seguido de conversa com a realizadora até às 16h.
Mirian Tavares, Caterina Cucinotta, Cecilia Salles, Manuela Penafria e Jesús Ramé López participam online.
Sinopse No Canto Rosa:
Francisca (nome fictício) aguarda pelo julgamento do seu ex-companheiro, acusado de um crime de violência doméstica contra si. Cláudia, filha de Francisca, testemunhou e documentou as consequências das agressões psicológicas infligidas a Francisca, após o término da relação de ambos. Francisca tenta regenerar-se e reencontrar a sua identidade como mulher. Este processo levou-as a questionarem-se sobre o papel da mulher numa sociedade patriarcal, muitas vezes colocadas “no canto rosa”. Consulte a ficha técnica (aqui).
Sobre os participantes:
Alfonso Palazón Meseguer
Doutorado e Licenciado em Ciências da Informação pela Universidad Complutense de Madrid, é Professor Titular na Universidad Rey Juan Carlos, onde dirige o Mestrado em “Documental y Nuevos Formatos”. Trabalhou em vários projetos audiovisuais como diretor, realizador, produtor e argumentista. A sua obra audiovisual, centrada no documentário, aborda temáticas sociais como o sentido da vida e da morte na luta contra a doença, a realidade das pessoas LGTBI em Espanha e a ação das ONG. Em 2016, recebeu o prémio Aurélio da Paz dos Reis pela sua trajetória como realizador.
Ana Clara Santos
Professora Associada da Universidade do Algarve, doutorou-se em Literatura Francesa em 1996 na Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3. É membro do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa e do CIAC e foi membro fundador e presidente da Associação Portuguesa de Estudos Franceses. Dirige a coleção de teatro « Entr’acte : études de théâtre et de performance » e codirige, na mesma editora (Le Manuscrit, Paris), a coleção « Exotopies » da APEF. Possui uma vasta obra publicada a nível nacional e internacional em domínios como a genética teatral, a receção e tradução da literatura e dramaturgia francesas, e a história do espectáculo português (século XIX).
Ana Isabel Soares
Professora Auxiliar da Universidade do Algarve, é formada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com Doutoramento em Teoria da Literatura (2003) e pós-doutoramento sobre cinema português e poesia. Integrou a equipa de fundadores da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, de que foi a primeira Presidente (2010-2014). A sua atividade científica relaciona-se com a Teoria da Literatura, obras multiartísticas, fílmicas e literárias. Publica em revistas portuguesas e internacionais. É membro do CIAC e escreve regularmente em revistas online (Umbigo, Almanaque, entre outras).
António Costa Valente
Professor Auxiliar da Universidade do Algarve, é doutorado em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro, dirige desde 1997 o Festival de Cinema AVANCA, a conferência científica AVANCA|CINEMA (desde o seu início, em 2010) e coordena o “Prémio Eng.º. Fernando Gonçalves Lavrador”, atribuído anualmente à melhor investigação académica sobre cinema. Produziu e realizou filmes que foram distinguidos com mais de três centenas de prémios em festivais de todos os continentes. Entre eles, produziu e co-realizou a primeira longa-metragem do cinema de animação português. As principais áreas em que desenvolve investigação são o Cinema, as Ciências e Tecnologias da Comunicação, os Estudos de Arte e as Expressões Artísticas.
Carina Carmo
Professora Auxiliar da Universidade do Algarve, doutorou-se em Literatura e Cultura Portuguesas. Tem artigos publicados em revistas e edições nacionais e internacionais sobre autores portugueses novecentistas, o movimento neo-realista e a escrita autobiográfica, em particular sobre o género crónica. Publicou, entre muitas outras obras, Adolescer em Clausura: Olhares de Aquilino, Régio e Vergílio Ferreira sobre o romance de internato (1998), A Visagem do Cronista. Antologia de Crónica Autobiográfica Portuguesa – Séculos XIX-XXI (2 vols., 2018) e de A Noite Inquieta. Ensaios sobre Literatura Portuguesa, Política e Memória (2020).
Caterina Cucinotta
Professora na Universidade Rey Juan Carlos, é Mestre em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Palermo (licenciatura, 2003) e de Bolonha (mestrado, 2006) e concluiu em 2015 o Doutoramento em Ciências da Comunicação / Cinema na FCSH-NOVA de Lisboa. A sua tese, Viagem ao Cinema através do seu Vestuário, foi publicada em livro pela LabCom (2018). Lecionou cursos do Festival Caminhos do Cinema português, foi docente convidada das Faculdades de Letras da Universidade de Lisboa, da Beira Interior e na Universidade La Sapienza de Roma. Como investigadora integrada do IHC da FCSH-NOVA, desenvolve o pós-doutoramento sobre “Figurinos e textura espacial: design e arte no cinema português dos últimos 50 anos” (financiado pela FCT).
Cecilia Salles
Cecília Salles é Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e Professora Convidada do Mestrado em Processos de Criação da Universidade do Algarve. Coordena o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-São Paulo e a sua área principal de atuação ao longo dos últimos 30 anos tem sido os Processos de Criação em sentido amplo, especialmente no campo expressivo das Artes, da Comunicação e da Ciência. É autora de livros como Gesto Inacabado: Processo de Criação Artística (1998), Crítica Genética: Uma (nova) Introdução (2008), Redes da Criação: Construção da Obra de Arte (2006), Arquivos de Criação: Arte e Curadoria (2010) e Processos de Criação em Grupo: Diálogos (2017).
Cláudia Rita Oliveira
Licenciada em Design de Comunicação e com Bacharelato em Montagem, frequentou o departamento de Cinema Studies na FAMU (Praga) e fez pós-graduação em Multimédia (Faculdade de Belas-Artes de Lisboa) e em Fotografia Contemporânea (IPA/ETIC), além do curso de documentário pelos Ateliers Varan, pela Fundação Calouste Gulbenkian. Das obras em que trabalhou como realizadora, destacam-se Cruzeiro Seixas – As cartas do rei Artur (2016), que integra o Plano Nacional de Cinema, e No Canto Rosa (2022). Trabalhou como montadora em Cesária Évora (Ana Sofia Fonseca, 2022), A Fábrica de Nada (Pedro Pinho, 2017), José e Pilar (Miguel Gonçalves Mendes, 2011) e A Caça ao Coelho com Pau (Pedro Costa, 2007). Fundou em 2020 a produtora Madame Filmes.
Jesús Ramé
Jesús Ramé é Professor da Universidad Rey Juan Carlos. Doutor em Filosofia (UNED, 2019), mestre em Filosofia Teórica e Prática (UNED, 2015) e mestre em Formação de Professores Secundários e Formação Profissional na especialidade de Processos Audiovisuais e Comunicação (URJC, 2018). As suas linhas de investigação centram-se sobretudo nos processos criativos do cinema, com particular relevância dada à montagem, à literacia audiovisual e à didática envolvida no uso dos audiovisuais em todas as etapas de ensino.
Juan José Domínguez
Juan José Domínguez é Professor da Universidad Rey Juan Carlos, doutorado e formado pela Universidade de Sevilha com tese sobre a história do som cinematográfico. É especialista em Direção de Cinema e Televisão e Direção de Atores. Como criador, produziu, dirigiu e montou duas longas-metragens (codirigidas) e inúmeros curtas-metragens, além de diversas peças de teatro. Atualmente, continua a realizar trabalhos audiovisuais de vários géneros. Mantém atividade contínua como ator e, desde 2012, como improvisador teatral. É ainda compositor de música e autor de bandas sonoras. As suas publicações concentram-se na produção e tecnologia sonora e audiovisual cinematográfica.
Manuela Penafria
Professora Associada na área de cinema na Universidade da Beira Interior, é membro dos conselhos científicos de revistas portuguesas e brasileiras. Participa regularmente na organização e na comissão científica de eventos. É membro do Conselho Consultivo da AIM-Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento, onde fundou e coordena o Grupo de Trabalho “Teoria dos cineastas”. Co-edita da revista DOC On-line (UBI/Portugal; UNICAMP/Brasil)
Mirian Tavares
Mirian Tavares é Professora Associada da Universidade do Algarve. Coordenadora do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação e Diretora do Doutoramento em Média-Arte Digital. É Doutorada em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Escreve regularmente para diversas revistas culturais, folhas de sala de exposições e catálogos artísticos e tem sido curadora de diversas exposições. Tem também coordenado e desenvolvido conceptualmente um conjunto de webséries inéditas, com vista à divulgação das ciências e das artes (CIAC Talks). As suas áreas mais recentes de investigação são a Estética, a Média-Arte Digital, o Cinema, as Artes Visuais e a Literacia dos Media.
Patrícia Dourado
Patrícia Dourado é Investigadora de Pós-Doutoramento no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve. Professora convidada do Mestrado em Processos de Criação da Universidade do Algarve, é membro do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP. Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, estuda os processos de criação em geral e os do cinema em específico, com foco especialmente nas práticas do guião contemporâneo. Guionista com experiência em guiões de ficção, séries de animação, documentários, institucionais e educação digital, é ainda editora e revisora de livros de ficção e não ficção, revistas, coleções didáticas e coleções académicas.