NOVA PUBLICAÇÃO
CAPÍTULO DE SUSANA COSTA PUBLICADO EM LIVRO SPRINGER
“In[the Hate Booth]: A Case Study on How to Deal with Online Hate Speech”, artigo de Susana Costa, bolseira de investigação FCT-CIAC e doutoranda em Média-Arte Digital (DMAD-CIAC), foi recentemente publicado no livro Perspectives on Design and Digital Communication IV, da coleção Springer Series in Design and Innovation.
O artigo apresenta resultados provisórios da investigação de doutoramento em Média-Arte Digital da investigadora e integra o Projeto PROPS, acolhido pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
O capítulo apresenta um estudo de caso baseado em entrevistas, distribuídas em duas sessões, a dez participantes com 12 e 13 anos, e uma experiência ao longo do jogo sério In[The Hate Booth], como contraproposta para abordar o discurso de ódio online (DOO). Os dados qualitativos abordam três aspectos: as experiências com DOO, as perspectivas sobre DOO e as possíveis soluções para combater o DOO.
Susana Costa concluiu que o discurso de ódio online é uma reclamação comum dos jogadores e um comportamento característico nas comunidades de jogos. Os dados indicam que mesmo os utilizadores que não se identificam com esse comportamento o aceitam como parte dos ambientes online e concordam que essa toxicidade continue fora da tela do jogo, com efeitos na vida cotidiana. A abordagem pedagógica, nomeadamente através de jogos sérios, é percebida como uma possível medida para contrariar o discurso de ódio online.
A publicação Perspectives on Design and Digital Communication IV reúne artigos que discutem temas atuais na interseção entre design e comunicação digital, propondo soluções práticas para questões atuais e descrevendo alguns dos desafios do ambiente digital em relação a marcas e instituições, bem como na educação e sociedade.
A Springer Series in Design and Innovation tem vindo a publicar livros sobre inovação e os mais recentes desenvolvimentos nas áreas de Design de Produto, Design de Interiores e Design de Comunicação, com particular destaque para a inovação tecnológica e formal, assim como para a aplicação de tecnologias digitais e novos materiais.
O capítulo do livro está disponível para compra aqui.