EVENTO

EVENTO

ANTÓNIO COSTA VALENTE NO XXV FESTIVAL INTERNACIONAL DE GUITARRA DE SANTO TIRSO

Após uma pausa de cinco anos, está a decorrer o histórico Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso sob o mote “Retornos”, até dia 22 de outubro, com uma programação marcada pela inclusão de novas linguagens artísticas, em diálogo com o instrumento.

No sábado, dia 21, o investigador do CIAC, António Costa Valente, participa enquanto diretor do Festival de Cinema AVANCA, numa mesa redonda intitulada “Conversa (des)concertante: Da imagem ao som”, com Fernando Rocha (músico e artista plástico) e Mário Augusto (jornalista), para uma conversa em torno dos processos de acompanhamento, contaminação e transmutação entre imagem e som, examinando as suas aplicações, possibilidades e limitações.

A programação do Festival inclui, ainda, uma mostra do Festival de Cinema Ma Beach (Brasil), que contou com a curadoria de António Costa Valente. Os filmes exibidos abordam assuntos em torno da guitarra e das relações entre música e imagem.

O Festival Internacional de Santo Tirso, criado em 1994, foi com o tempo ganhando a dimensão e a projeção que hoje o colocam entre os eventos artísticos mais conceituados e coerentes realizados em Portugal. Regressou este ano após um período de pausa num formato diferente, “mantendo os princípios que nortearam a sua direção artística: o saber, a exigência de qualidade, a perspetiva democrática sobre o acesso à arte e a abordagem holística ao instrumento”, lê-se no website do evento.

Mais informações (aqui).