EVENTO
IPDJ FARO ORGANIZA “A GRANDE FESTA DA CURTA METRAGEM”
Nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, o Instituto Português de Desporto e Juventude de Faro celebra “O Dia Mais Curto do Ano” com a exibição de diversas curtas-metragens. Os alunos do 1.º ano de Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve foram convidados a apresentar os trabalhos finais da Unidade Curricular Comunicação Audiovisual.
Quarta-feira, dia 20, pelas 18h30 será realizada uma homenagem a Graça Lobo, com a exibição das curta-metragens “Corpos Cintilantes”, de Inês Teixeira (2023), “Estória do Gato e da Lua”, de Pedro Serraniza (1995), “A Noite” de Regina Pessoa (1999), “Clandestino”, de Abi Feijó (2005), “História Trágica com Final Feliz”, de Regina Pessoa (2005)e “A suspeita”, de José Miguel Ribeiro (1999).
No “dia mais curto”, 21 de dezembro, data que marca o solstício de inverno, o dia será dedicado a novas curtas portuguesas, com a apresentação de “Sopa Fria”, de Marta Monteiro, “2.ª Pessoa” de Rita Barbosa e “Mistida” de Falcão Nhaga.
Já no dia 22, sexta-feira, a partir das 10h30 há “curtinhas para todos” e pelas 14h30, serão apresentados os filmes dos alunos do 1.º ano do curso de Ciências da Comunicação, da ESEC – Escola Superior de Educação e Comunicação, da Universidade do Algarve. Estas curtas são produzidas no âmbito da Unidade Curricular Comunicação Audiovisual, lecionada pelo docente Bruno Mendes da Silva, investigador e vice-coordenador do CIAC.
Serão apresentados os seguintes trabalhos:
- “Uma amostra da realidade”, de Cristiano Cruz, André Santos, Beatriz Monteiro, Luísa Guerreiro;
- “Os Maestros da Animação”, de Ana Neto, Beatriz Santos, Francisco Carmo, Katsiaryna Paulovich, Mônica Appelt;
- “Mais Dia, Menos Dia”, de Egor Zhabin, Ana Pinto, Eliska Ouhrabkova e Sandra Amâncio;
- “Desconhecidos íntimos”, de Afonso Nobre, Gonçalo Bessa, Helena Lota, Mafalda Nobre, Tomás Leal;
- “Pretend I never happened”, Mariana Silva, Raul Nunes, Carín Vairinhos e de mim, Nicole Abreu;
- “Rostos da ESEC”, Mini documentário de Caroline Coelho, Josué Guedes, Mariana Barbosa, Ray Ângelo, Tomás Pires e Yasmin Maciel;
- “Musa”, de Beatriz Alexandre, Inês Assunção, Joana Coelho, Rita Oliveira, Tomás Jesus;
- “A journey through adversity“, de Mariana Marques.
Ainda neste dia, pelas 18h30, também os alunos da ETIC Algarve e jovens realizadores algarvios apresentam as suas produções.
A iniciativa é organizada pelas seguintes entidades: Agência da Curta Metragem, Direção Regional do Algarve do IPDJ, Cineclube de Faro, Escola Superior de Educação e Comunicação (UAlg), CIAC e ETIC – Escola de Tecnologias de Inovação e Criação do Algarve.