EVENTO INTERNACIONAL
CIAC PRESENTE NO CONGRESSO INTERNACIONAL CUICIID 2021
No próximo dia 6 de outubro, pelas 18h30, a investigadora do CIAC Juliana Wexel e o vice-coordenador do CIAC Bruno Mendes da Silva participam no Congreso Universitario Internacional sobre Contenidos, Investigación, Innovación y Docencia (CUICIID 2021). A 11ª edição do congresso realiza-se em formato online, sob as temáticas: Comunicação, Docência, Ciências Sociais e Humanismo, Inovação, Investigação e Biblioteconomia.
Integrando o painel “Humanismo 4: Género y sus lecturas en el siglo XXI”, os investigadores apresentarão “Vulva Art, Arte Urbana e Média-Arte Digital: reflexões sobre a estetização da vulva e os discursos estéticos no espaço público”. Nesta comunicação é realizada uma análise comparativa de cinco obras (entre Brasil, Portugal e Espanha) que estetizam a vulva no espaço público e produzem novas representações artísticas da genitália. Pretende-se refletir sobre o contributo dessas representações num movimento de transição epistemológica nos discursos de género, no campo das relações culturais.
Com o objetivo de fomentar as discussões interseccionais dos estudos feministas, a partir de manifestações culturais contemporâneas que se valem das tecnologias digitais como suporte comunicacional e artístico para os seus discursos estéticos, procura-se também contribuir para uma literacia criativa dos estudos imagéticos em média-arte digital.
Esta participação resulta da pesquisa na tese-criação “Vulva art, art(vi)smo e média-arte digital: Contributos imagéticos em novos discursos estéticos feministas por uma cultura da equidade”, do Doutoramento em Média-Arte Digital de Juliana Wexel, acolhida pelo CIAC, financiada pela FCT e orientada por Bruno Mendes da Silva.
CUICIID 2021 é organizado pelo Concilium – Grupo Complutense Validado de Investigación en Comunicación, La Editorial THOMSON-REUTERS-ARANZADI, Fórum Internacional de Comunicación y Relaciones Públicas (FÓRUM XXI), Sociedad Española de Estudios de Comunicación Iberoamericana (SEECI) e Revista de Ciencias de la Comunicación e Información.