EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO “OLEB, FELCIA E LBRD” DE ARTISTA-INVESTIGADOR DO CIAC INAUGURA HOJE EM LISBOA

Hoje (30 de novembro), entre as 17h00 e as 22h00, o artista visual e investigador do CIAC Xana (Alexandre Barata) inaugura a sua mais recente exposição OLEB, FELCIA e LBRD, na Galeria Giefarte, em Lisboa. Com a curadoria de João Pinharanda (diretor da Fundação EDP), a exposição apresenta uma seleção de desenhos do artista, datados entre 2011 e 2015.

O título da exposição destaca letras que aparecem em alguns desenhos e que remetem para palavras ligadas a valores que o artista defende. Em OLEB, FELCIA e LBRD, as letras/palavras não são a vertente exclusiva das obras, a composição é organizada pela cor e pela invenção das formas. Os desenhos, “pintados” a pincel sobre papel, mas sobretudo com canetas de tinta acrílica e de aguarela, registam linhas e manchas que constroem uma poética de ideias eminentemente visuais. Segundo o curador João Pinharanda, “na maioria das obras apresentadas a imagem é (…) uma palavra-desenho, conduzindo-nos para um campo de trabalho herdeiro dos inúmeros usos da palavra nas artes plásticas e nas artes gráficas dos séc. XX e XXI”.

Na sua atividade de artista visual, Xana realizou, desde 1981, diversas exposições, cenografias ou intervenções em espaços públicos. Está representado em diversos museus e coleções públicas, nomeadamente no Museu de Serralves (Porto), Kunstlerhaus-Musonturm (Frankfurt, Alemanha), MAAT – Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia (Lisboa), Fundação Luso-Americana (Lisboa) e Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa).

OLEB, FELCIA e LBRD está patente até 14 de janeiro de 2022.

Horário:
Segunda a sexta-feira, das 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 20h00.