MOSTRA DE CINEMA
CIAC volta a marcar presença em Mostra de cinema africano no Brasil
De 20 de novembro a 02 de dezembro acontece, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, a mostra África(s). Cinema e Memória em Construção, cujo eixo da programação foi definido em torno de filmes que vão construindo a memória do processo revolucionário, ao mesmo tempo que abordam o passado colonial e as persistências desse passado. A abrangência da mostra atual é maior que a do ano anterior: são 42 filmes, de vários países, realizados entre 1968 e 2017.
Também presentes na Mostra África(s). Cinema e Revolução, os investigadores do CIAC, Bruno Silva e Sílvia Vieira, levam novamente o documentário Assim Estamos Livres (2010) ao Brasil, onde será exibido no dia 24 de novembro pelas 15h30. A investigadora Jusciele Oliveira, que se encontra a finalizar a sua investigação de doutoramento sobre o cineasta africano Flora Gomes marca também presença neste evento, através da apresentação e comentário do filme A minha fala, de Flora Gomes.
Entre uma programação rica e variada que decorre durante cerca de duas semanas, salientamos também a organização de uma mesa-redonda dedicada à circulação dos cinemas africanos, e ao nascimento dos cinemas de Moçambique e da Guiné-Bissau, na qual poderemos contar com intervenções de Jusciele Oliveira
A programação completa pode ser vista no site, onde também é possível consultar o catálogo da mostra.