NOVA PARCERIA

NOVA PARCERIA

CIAC ESTABELECE NOVA PARCERIA COM LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

No passado dia 14 de dezembro, a professora da Universidade do Algarve e coordenadora do CIAC, Mirian Tavares, conheceu as instalações do LAIS – Laboratório de Inovação de Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) numa visita técnica guiada pelo professor e investigador do Laboratório, Juciano Lacerda.

Foram dadas a conhecer as inovações tecnológicas produzidas em cada uma das bases de investigação, incluindo a base de Saúde Digital, Tecnologias Assistivas, Audição e Linguagem e Bioengenharia. Os investigadores apresentaram igualmente detalhes do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), além de produtos audiovisuais desenvolvidos pela equipa de comunicação do LAIS.

Mirian Tavares destacou a importância da comunicação na publicitação do que é produzido no Laboratório, “vocês têm aqui um serviço completo que envolve a população, que tem problemas de saúde, com equipamentos que são simples de serem utilizados por todas as unidades de saúde do SUS, por exemplo, e, ainda por cima, com essa vertente da pesquisa e da Comunicação daquilo que vocês fazem,” enfatizou.

A coordenadora do CIAC confirmou o interesse concreto em estabelecer uma cooperação entre o LAIS/UFRN e o CIAC/UAlg e levantou ainda a possibilidade de desenvolver outras parcerias entre a Universidade do Algarve e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do LAIS, em diversas áreas de conhecimento.

Na visão do investigador do LAIS, Juciano Lacerda, “o desenvolvimento de um plano de trabalho entre o LAIS e o CIAC abre portas para uma maior amplitude de cooperações entre a Universidade do Algarve e Universidade Federal do Rio Grande do Norte  e também potencializa o trabalho desenvolvido pelo LAIS na educação em saúde mediada por tecnologia, inserindo os aspetos da arte-educação e da arte-mídia digital além da perspetiva da inovação da divulgação da ciência e da saúde no Brasil, na região iberoamericana e no continente africano”, ressaltou.

Kaline Sampaio, investigadora do LAIS/UFRN, na área da Comunicação, complementa, enfatizando que essa parceria pode trazer benefícios para as duas instituições, “com o fortalecimento de estudos nos campos da Comunicação Científica e da produção de Recursos Educacionais Abertos por meio de dispositivos midiáticos, buscamos promover o acesso de profissionais da saúde e da população em geral a temas importantes de saúde pública, de forma adequada ao fim e ao público que precisamos alcançar,” concluiu.

No LAIS é desenvolvido um trabalho que une investigação acadêmica e desenvolvimento de produtos que convergem num conjunto transdisciplinar de conhecimentos, nomeadamente comunicação, educação, arte, tecnologia e design, referiu ainda Maurício de Oliveira Júnior, investigador do LAIS e ex-aluno do Doutoramento em Média Arte Digital. “Com o fortalecimento de estudos nos campos da comunicação científica e da produção de Recursos Educacionais Abertos por meio de dispositivos midiáticos, buscamos promover o acesso de profissionais da saúde e da população em geral a temas importantes de saúde pública, de forma adequada ao fim e ao público que precisamos alcançar”, realça. Neste contexto, a parceria entre o LAIS e o CIAC potencia o caráter transdisciplinar e inovador de ambos, seja por meio de investigações doutorais, investigações colaborativas ou das múltiplas contribuições possíveis nas áreas em que atuam.

Para o CIAC, esta será uma importante colaboração no âmbito da comunicação de ciência, da média-arte e do ensino à distância, através da aposta numa política de intercâmbio de investigadores e de desenvolvimento de projetos conjuntos.