NOVA PUBLICAÇÃO
ARTIGO DE FÁTIMA CHINITA INTEGRA LIVRO INTERMEDIAL ENCOUNTERS
O livro Intermedial Encounters: Studies in Honour of Ágnes Pethő conta com um artigo da investigadora do CIAC Fátima Chinita. Intitulado “Specular Affinities: From (Self-) Reflexivity to Intermediality via Mise en Abyme“, este artigo é um relato teórico da convergência entre autorreflexividade cinematográfica e a intermedialidade.
Partindo da ideia de que as artes, entre si, geram um intercâmbio que evoca a materialidade dos média e, por conseguinte, o potencial autorreflexivo das formas de arte, a investigadora debruça-se sobre um significado adicional que as permeia. Adaptando a teoria da imagem-cristal de Gilles Deleuze a um contexto intermedial, Fátima Chinita defende uma “imagem inter-media”, constituída por um fluxo de media sem fim, em que a mise en abyme gera uma verdadeira constelação de novas combinações de inter-artes.
Intermedial Encounters: Studies in Honour of Ágnes Pethő é uma publicação da Scientia Kiadó, a editora académica da Sapientia – Universidade Húngara da Transilvânia.
O livro completo está disponível aqui.