Nova publicação

Nova publicação

Acaba de ser publicado um artigo da investigadora Sandra Boto no volume Perspetivas críticas sobre os estudos ibéricos, recentemente indexado na base de dados bibliográfica Scopus.

Sandra Boto, responsável pelos projetos romanceiro.pt e GarrettOnline, acaba de publicar o artigo “Os nacionalismos ibéricos nos estudos sobre o romanceiro tradicional”, onde aborda os problemas relacionados com a história da recolha, edição e estudo do romanceiro numa perspetiva ibérica, analisando diferentes casos, como o português, o galego, ou o catalão.

Conforme salientado no prefácio deste volume, pelas organizadoras Cristina Martínez Tejero e Santiago Pérez Isasi “a investigadora da Universidade do Algarve evidencia os enviesamentos que o critério nacional introduziu nas leituras e análises realizadas, contribuindo para a consolidação de uma posição dominante da tradição castelhana e para a ‘periferização’ do resto, o que não significa que estes mesmos modelos de análise não sejam reproduzidos também nas iniciativas desenvolvidas a partir destas outras realidades”.

O volume Perspetivas críticas sobre os estudos ibéricos (http://doi.org/10.30687/978-) é resultado de um colóquio internacional que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa entre os dias 8 e 9 de março de 2018 e que teve por título “Os estudos ibéricos a partir da periferia. Desafios epistemológicos e novos olhares nos estudos galegos, bascos e catalães.”

Mais informações: https://edizionicafoscari.unive.it/libri/978-88-6969-324-3/