RETIRO DMAD 2023 – 10 JULHO
10º RETIRO DMAD COMEÇA DIA 10 DE JULHO NO CONVENTO ESPÍRITO SANTO, EM LOULÉ
A edição de 2023 do Retiro Doutoral em Média-arte Digital realiza-se de 10 a 14 de julho, e o primeiro dia de programação arranca com a Tomada de Posse e Inauguração da Sede do 10º Retiro DMAD, no Convento Espírito Santo, em Loulé, pelas 10h00.
A tomada de posse contará com as representações institucionais da Universidade do Algarve, da Universidade Aberta, da Diretora do Doutoramento em Média-Arte Digital, Doutora Mirian Tavares, a representação institucional da Câmara Municipal de Loulé, e do organizador do Retiro Doutoral, Doutor António Costa Valente.
10H30 – Conferência de Abertura
Pedro Cabral Santo, Professor no Curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve e no Doutoramento em Média-arte digital, apresenta a Conferência “Motion In Motion – Processos de Criação em imagem em movimento”.
11H30 – Visita à Exposição dos Finalistas de Artes Visuais
“ODE A TUDO E A NADA” apresenta uma seleção de obras, relativas às investigações artísticas realizadas pelos alunos finalistas da Licenciatura em Artes Visuais da FCHS-UAlg, nas áreas do desenho, da pintura, da escultura, da fotografia, da gravura, da videoarte e dos meios digitais/multimédia.
14H00 – Média e Arte Digital – FAACD
Uma discussão sobre as reflexões teóricas relativas à experiência estética a partir da apresentação e debate sobre os trabalhos realizados pelos alunos, com a Professora Doutora Gabriela Borges.
15h30 – Média e Arte Digital – FATAC
Propõe-se a apresentação, visualização e análise dos trabalhos práticos finais desenvolvidos no módulo de Média e Arte Digital, com o Professor Doutor Bruno Mendes da Silva.
Sobre o DMAD – Doutoramento em Média-arte Digital
A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade do Algarve e o Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) da Universidade Aberta, em associação, criaram o programa de Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD) para funcionar na Universidade do Algarve, em regime misto, com um momento presencial, de uma semana, durante o mês de julho, em Portugal. Este programa é pioneiro em Portugal na área inter-multi- e transdisciplinar crescente da média-arte digital, e no âmbito internacional, trata-se da primeira experiência ao nível de doutoramento a funcionar neste regime.
Objetivos
O curso visa formar profissionais de Média-arte Digital para as mais diversas áreas de intervenção, seja na investigação, educação, desenvolvimento artístico, tecnológico e comunicacional, com sólidas competências na experimentação com e exploração das tecnologias informáticas para a criação, ciências da comunicação e intervenção artística e intercultural; capazes de assumir a liderança de projetos de experimentação/ investigação-ação de intervenção artística e intercultural, individual e coletiva, que abarquem o desenvolvimento de novas aplicações informáticas digitais, produtos e narrativas estéticas.
As candidaturas encontram-se abertas – a 3ª fase está a decorrer até dia 10/07/2023 e ainda poderá concorrer à 4.ª Fase, de 07/08/2023 a 28/08/2023.
Mais informações aqui.
Imagem criada por Pedro Alves da Veiga.