SEMINÁRIOS DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

SEMINÁRIOS DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

ESEC E CIAC PROMOVEM SEMINÁRIO SOBRE A COLEÇÃO DE CARTAZES DE CINEMA DO MUSEU MUNICIPAL DE FARO

No próximo dia 11 de maio de 2023, pelas 14h30, a Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve e o CIAC promovem o seminário A coleção de cartazes de Joaquim António Viegas no Museu Municipal de Faro, com Jorge Carrega (investigador do Centro). Organizada no âmbito da unidade curricular de História dos Media, da licenciatura em Ciências da Comunicação, a sessão será moderada pela Professora Ana Filipa Martins e decorrerá no Anfiteatro 0.5, no Campus da Penha da Universidade do Algarve.

A coleção de Joaquim António Viegas que o Museu Municipal de Faro conserva inclui cerca de 330 cartazes. Datados de finais do século XIX à década de 1930, estes cartazes divulgavam exibições de cinema, espetáculos de variedes e publicidade. O núcleo dedicado ao cinema tem vindo a ser divulgado através de exposições e está publicado em catálogo. Nesta sessão, o orador convidado Jorge Carrega apresenta alguns exemplos destes veículos de comunicação e aborda a relevância deste espólio do ponto de vista histórico e cultural.

Jorge Carrega é Doutor em Comunicação, Cultura e Artes (UAlg, 2014). Desde 2011, vem lecionando, na Universidade do Algarve, unidades curriculares relacionadas com a História do Cinema. Presentemente, integra o Conselho Científico do CIAC, onde coordena o Grupo de Trabalho em Estudos Fílmicos.

O Ciclo de Seminários de Ciências da Comunicação é uma iniciativa que tem vindo a desenvolver-se nos últimos anos, em articulação com profissionais e comunidade. As sessões são promovidas pelos investigadores do grupo de trabalho em Ciências da Comunicação do CIAC, docentes nos cursos de licenciatura em Ciências da Comunicação e mestrado em Comunicação e Media Digitais da ESEC-UAlg.

Ao longo de todo o ano letivo de 2022-23, serão abordados temas relacionados com os domínios do referido grupo de trabalho, do jornalismo à comunicação estratégica, da análise e produção dos media à literacia mediática.