SEMINÁRIOS DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

SEMINÁRIOS DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

INVESTIGADORA DA UNIVERSIDADE DE GOTEMBURGO MINISTRA SEMINÁRIO SOBRE ‘BRANDING’ PARA SÍTIOS/DESTINOS

O próximo Seminário de Ciências da Comunicação será dedicado ao tema “Place / Destination Branding research” [Estratégia de marcas para sítios/destinos] e conta com a convidada Professora Doutora Emma Björner, investigadora e diretora interina do Instituto de Investigação da Escola de Gestão, Economia e Direito da Universidade de Gotemburgo.

O seminário que inicialmente teria lugar a 4 de dezembro, foi adiado para 4 de janeiro de 2024, das 20 às 21h, em formato online, e realiza-se no âmbito da Unidade Curricular “Seminários de Investigação e de Extensão” do mestrado em Comunicação e Medias Digitais.

A Dr.ª Emma Björner é investigadora e diretora interina do Instituto de Investigação de Gotemburgo (GRI), da Escola de Economia e Direito Empresarial da Universidade de Gotemburgo. É também Especialista Sénior na Organização Internacional para a Economia do Conhecimento e Desenvolvimento Empresarial (IKED).

Como investigadora no GRI, Emma trabalha em três projetos de investigação. No projeto O Papel do Turismo nas Sociedades Multiculturais (TiMS), estuda o turismo sustentável e a forma como a pluralidade de sítios e destinos é comunicada, representada e vivida. Em dois outros projetos de investigação dos quais participa, o foco está nos sistemas alimentares locais, no empreendedorismo e no desenvolvimento urbano-rural.

Na Universidade de Gotemburgo, Emma é membro do Centro de Investigação do Consumo, do Centro de Turismo e do programa de investigação Managing Big Cities. Como especialista sénior no IKED, trabalha em dois projetos da UE: URBiNAT e EUMEPLAT. No URBiNAT, Emma centra-se no envolvimento dos cidadãos, nos processos participativos, na comunicação digital e nas recomendações políticas. No EUMEPLAT, Emma centra-se principalmente na representação da migração e do género no panorama mediático sueco e europeu.

Emma obteve o seu doutoramento em Administração de Empresas e Marketing na Stockholm Business School, Universidade de Estocolmo. A sua investigação centra-se no marketing, na estratégia de marca de locais, no desenvolvimento local, na sustentabilidade, no turismo, no empreendedorismo e nos sistemas alimentares locais.

O Ciclo de Seminários de Ciências da Comunicação é uma iniciativa que tem vindo a desenvolver-se nos últimos anos, em articulação com profissionais e comunidade. As sessões são promovidas pelos investigadores do grupo de trabalho em Ciências da Comunicação do CIAC, docentes nos cursos de licenciatura em Ciências da Comunicação e mestrado em Comunicação e Media Digitais da ESEC-UAlg.