SIMPÓSIO CYPET
UNIVERSIDADE DO ALGARVE ACOLHE SIMPÓSIO FINAL DO PROJETO CYPET
Nos próximos dias 29 e 30 de junho 2023, a Universidade do Algarve acolhe o Simpósio Ciberperformance: práticas artísticas e Pedagógicas. Trata-se do simpósio final do projeto CyPet (Desenvolvimento de um novo modelo pedagógico para o ensino da ciberperformance no ensino superior), desenvolvido no Centro de Investigação em Artes e Comunicação, com a participação de investigadores da Universidade do Algarve, do Instituto Universitário da Maia e da Universidade Aberta.
Além de apresentar as conclusões e contribuições do projeto para o ensino da ciberperformance, o Simpósio contará com a participação do coletivo Utterings, com destaque para a presença dos artistas Daniel Pinheiro (PT) e Annie Abrahams (FR) e a colaboração, em linha, dos restantes integrantes do grupo, Constança Carvalho Homem (PT), Curt Cloninger (US) e Nerina Cocchi (BE).
O coletivo traz à Universidade do Algarve uma performance que explora a natureza estranha e delicada do espaço liminal entre a música e a linguagem. Tratando-se de uma prática desenvolvida à distância, o espaço é ativado nesse mesmo contexto e configurado nessa especificidade. Pela primeira vez, o público terá a oportunidade de ver e ouvir tanto o resultado coletivo (tornado possível através da rede) como o resultado dessa interação nos corpos de dois membros do grupo que estarão fisicamente presentes no local.
O projeto CyPet, que decorreu desde janeiro de 2022 e termina em junho de 2023, é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Este projeto, coordenado pela Professora Mirian Tavares, com a participação de vários investigadores do CIAC, visa a exploração teórica e prática da ciberperformance a partir dos ângulos criativo, performativo e comunicacional, com o objetivo de desenvolver um novo modelo pedagógico para a sua inclusão nos currículos do ensino superior.
O programa completo está disponível aqui.
A inscrição é obrigatória e confere certificado de participação. Formulário de inscrição aqui.