COLÓQUIO INTERNACIONAL
CIAC E UNIVERSIDADE DO ALGARVE ACOLHEM COLÓQUIO INTERNACIONAL QUE ASSINALA OS 400 ANOS DO NASCIMENTO DE MOLIÈRE
Nos dias 21 e 22 de novembro de 2022, o CIAC e o Departamento de Artes e Humanidades da Universidade do Algarve acolhem o colóquio internacional La fortune de Molière: répertoires, mythes et interprétations. Trata-se de um evento em homenagem a Molière, no âmbito das comemorações dos 400 anos do seu nascimento, que terá uma segunda sessão na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, nos dias 25 e 26 de novembro. A chamada de trabalhos decorre até ao dia 30 de setembro de 2022.
Sem esquecer a perspetiva diacrónica e histórica, importante para a compreensão dos fenómenos de circulação e influência da obra molieresca, pretende-se lançar um novo olhar sobre o atual quadro internacional de apropriação e interpretação de Molière em torno dos seguintes eixos: Molière nos repertórios dos teatros, companhias e festivais de teatro nacionais nos séculos XX e XXI (tradições e inovações); Molière na prática do teatro universitário e escolar (modelos); Molière entre editoras e companhias teatrais (circulação de originais, traduções, adaptações e reescritas); Molière entre ilustradores (iconografia e representações); Molière em relação a outras linguagens artísticas (cinema, televisão; teatro de rádio e banda desenhada); dramaturgia, mitos, valores e lições de Molière; interpretar e encenar Molière nos dias de hoje.
O colóquio contará com os keynote speakers Gilles Declercq (Sorbonne Nouvelle), Martial Poirson (Sorbonne Université), Brigitte Prost (Université de Franche-Comté) e Francisco Lafarga (Universidade de Barcelona).
La fortune de Molière: répertoires, mythes et interprétations é organizado pelo CIAC (Universidade do Algarve) e pelo CEL – Centro de Estudos em Letras (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), em colaboração com o CET – Centro de Estudos de Teatro (Universidade de Lisboa) e da APEF – Associação Portuguesa de Estudos Franceses, sob a égide do Instituto Francês de Portugal e do Teatro Lethes, em Faro.
Mais informações sobre as comemorações aqui.