EVENTO

EVENTO

MIRIAN TAVARES PARTICIPA EM MESA REDONDA SOBRE FEMINISMO E QUESTÕES DE GÉNERO NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER 

No próximo dia 8 de março de 2023, pelas 18h00, a coordenadora do CIAC Mirian Tavares participa na conversa/mesa redonda Feminismo causa que persiste ou reinventa, que assinala o Dia Internacional da Mulher. O evento acontece na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, e pretende promover a reflexão e o diálogo sobre o feminismo e as questões de género, lembrando o passado e analisando os significados do feminismo no mundo atual.

Passaram cerca 231 anos desde a publicação de A Vindication of the Rights of Woman (1792), de Mary Wollstonecraft, considerado o primeiro livro feminista. Nele, a autora exigia a independência económica das mulheres como forma de emancipação pessoal e de respeito pela igualdade. Desde aí, o mundo sofreu profundas alterações, que vieram modificar profundamente a compreensão do mundo social, económico e cultural. Se num primeiro momento as reivindicações foram essencialmente pelo direito ao voto, posteriormente foi pelo papel da mulher na família e na sociedade.

A conversa/mesa redonda Feminismo causa que persiste ou reinventa procura honrar a coragem e determinação das mulheres que contribuíram com a sua luta para redefinição da história; e refletir sobre o feminismo nos dias de hoje e o que pensam os jovens sobre este assunto.

Para além de Mirian Tavares, participam na conversa Rita Saias (que assumiu ao longo do seu percurso diferentes funções na área da juventude, sendo atualmente co-host do programa Lei da Paridade, da Rádio TSF) e Dino d’Santiago (que, para além de músico e compositor, é ativista e participa em vários projetos sobre equidade e igualdade social), sob a moderação de Mariana Morais (jornalista da RTP) e Patrícia Nogueira (que atualmente colabora com agências de comunicação, sendo ainda jornalista na plataforma de jornalismo Gerador).