NOVA PUBLICAÇÃO
NOVA PUBLICAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DO CINEMA CONTA COM ARTIGOS DE MIRIAN TAVARES E ANTÓNIO COSTA VALENTE
O volume História do Cinema – Dos primórdios ao cinema contemporâneo, com a coordenação de Nelson Araújo, conta com a colaboração de 19 investigadores, entre eles a coordenadora do CIAC Mirian Tavares e o investigador do CIAC António Costa Valente. Publicado recentemente pelas Edições 70, trata-se de um livro que extrai, a partir de múltiplas perspetivas autorais, os momentos, os movimentos, os filmes e os protagonistas da história do cinema.
O artigo “Cinema e vanguardas: entre o encantamento e o desencanto”, de Mirian Tavares, traça a singularidade artística das vanguardas pré-cinema sonoro, manifestando a importância dos manifestos do Futurismo. O rasto de encanto com um período profícuo que se constrói na liberdade experimental acaba por dar lugar ao desencanto numa etiqueta fílmica padronizada por uma tendência realista-naturalista de cunho programático.
António Costa Valente, em “Ásia, um vasto histórico cinematográfico”, topografa um desmedido estudo fílmico, assumindo o seu olhar ocidental numa postura metodológica que absorve histórias nacionais e o brilho de obras e realizadores distinguidos nos Óscares e no Festival de Cannes. São definidos quatro eixos de gravidade (a escola japonesa, o cinema da China, o cinema da Coreia e o cinema da Índia), numa elaboração teórica que particulariza o rasgo artístico e identifica tensões coletivas.
A organização diacrónica de História do Cinema – Dos primórdios ao cinema contemporâneo permite o “zoom” à dialética da linguagem cinematográfica e potencia a imersão do particular para o global.